Se, depois de cinco anos, a empresa atingir exatamente o status programado, fique atento: você pode ter perdido uma boa oportunidade
por Marco Boemeke
Logo que a MDM Solutions foi concebida, há três anos, a primeira coisa que eu e meus três sócios fizemos foi definir sua proposta de valor e construir um plano de desenvolvimento para os cinco primeiros anos de vida.
Responda aqui o questionário: “Byod no Brasil: adoção, visão, gestão e desafios na visão dos líderes de TI”.
Desde então, anualmente, revisitamos esse programa e fazemos ajustes.
Muita coisa que estava planejada mudou – ou porque não era hora, ou porque a experiência havia mostrado que essa hora jamais chegaria. A MDM Solutions, certamente, não terá a forma que imaginamos para ela quando a criamos – e essa é uma ótima notícia.
Um planejamento estratégico que aponte o posicionamento nos próximos cinco anos é essencial para qualquer tipo de empresa, não importa o setor de atuação. Elaborá-lo exige um profundo estudo de diversos elementos de negócios, como tamanho de mercado, soluções disponíveis, parceiros e concorrentes. Apenas com uma visão mais clara sobre desafios e oportunidades é possível traçar metas que deem um norte para investidores e equipe. Sem esse amparo, a companhia fica no escuro e os negócios caminham em direção ao vazio
Mas, se passados esses 60 meses, a companhia atingir exatamente o status que havia sido programado, tem algo muito, mas muito, errado. Não acredito em plano de cinco anos seguido à risca porque, essencialmente, as coisas mudam com o passar do tempo.
Se tu olhas com os olhos de hoje para alguma coisa que pode acontecer no futuro, tuas premissas estão baseadas nas ideias que tinhas no passado. O tempo segue, novos elementos são incorporados e é preciso ter flexibilidade para absorver essas mudanças. É necessário ter tranquilidade para abrir mão do que se pensava. Não é preciso teimar e insistir em algo que se provou errado só porque a ideia foi tua. Isso é prisão.
A essência do negócio, por outro lado, não pode ser alterada jamais. Na história da MDM, o que não mudou ao longo desse tempo e que, certamente, não vai mudar, são os pilares de confiança, credibilidade e conhecimento nos quais nos baseamos para perseguir a meta de tornar a MDM Solutions uma referência em mobilidade, com crescimento consistente e rentável. O “como”, ajustamos com o passar do tempo – e sem teimar.
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