por Marco Boemeke, sócio fundador da MDM Solutions
Mobilidade é o negócio da vez. Nós, da MDM Solutions, já sabíamos e apostávamos nisso, mas a notícia da parceria entre IBM e Apple, anunciada nesta semana, comprova que este mercado se solidifica, tornando-se mais competitivo e maduro. Essa é uma boa notícia para todos, inclusive, nós, concorrentes de menor porte.
Pelo que acompanhei em divulgações da mídia, está em discussão o desenvolvimento de mais de 100 aplicações corporativas, incluindo apps nativos para o iPhone e iPad, além da promoção cruzada das duas marcas. Completam o pacote serviços de nuvem otimizados para o sistema operacional iOS e um novo suporte e serviço da Apple, criado especialmente para clientes corporativos.
Apple e IBM não são as únicas a se unirem em prol do mercado móvel. Não podemos esquecer da aquisição da Airwatch pela VMware no início deste ano, do acordo Nokia/Microsoft, que já existe desde 2011, e das fortes iniciativas do Google em plataformas móveis, com o Android como principal destaque.
Encontrar companhias muito grandes como concorrentes não me assusta. Se mantivermos a tônica de ter foco e ser um ponto de conhecimento, confiança e credibilidade – nossa proposta de valor – temos um bom mercado para transitar.
No enorme universo desses grandes concorrentes, mobilidade representa apenas uma pequena parcela. Para nós, é a motivação diária de trabalho e de superação: empresa especializada em gestão de mobilidade é a MDM Solutions. O nosso maior desafio não é o dueto Apple/IBM, mas sim continuar com o forte ritmo de crescimento sem perder a proximidade com o cliente, que é nosso grande diferencial.
Então, repito: uma concorrência desse porte é uma ótima notícia. Para o mercado e para todos nós. Sinaliza que mobilidade, é mesmo, o negócio da vez e a gestão da mobilidade, matéria essencial, para as empresas que miram em projetos consistentes e duradouros.