Há um ano, quando a economia começou a degradar, não sabia que bateríamos o número de contratos de 2014 até setembro de 2015. O mercado nos mostrou que a demanda agora é outra
Por Marco Boemeke
Quando começamos a empresa, não imaginávamos que três anos depois o Brasil passaria por um momento econômico como o que vivemos hoje. Também não tínhamos como prever há um ano, quando a onda da crise começou a ganhar força, que a MDM Solutions chegaria em setembro de 2015 igualando o número de novos contratos de todo o ano anterior. Parece paradoxal, mas reflete um cenário real e que guarda muitas surpresas.
Obviamente que a crise impactou os negócios de todos os setores da economia, e não seria diferente com projetos de mobilidade. Os ciclos de vendas estão mais longos, o fornecedor precisa se posicionar de forma cada vez mais diferenciada para conquistar um contrato assinado e a compra é feita com muito mais cuidado, e somente para aquilo que for realmente necessário. Mas não dá para dizer que esse é um mercado atingido em cheio.
A busca por projetos de mobilidade e gestão de dispositivos móveis (MDM) não foi interrompida, e isso por um motivo muito simples: o mercado já é móvel, não precisamos mais investir tanto em aculturamento. As empresas já possuem uma gama considerável de aplicativos amparando suas rotinas de trabalho. Com o conceito de desenvolvimento mais ágil, feito em etapas, esses apps precisam de atualizações constantes – e essas novas versões devem chegar a todo o parque de dispositivos da companhia com rapidez e agilidade. Este é um fator que reforça a demanda por ferramentas de Mobile Device Management, que ajudam a entregar essas atualizações a todos os dispositivos, sem exceção, com apenas um clique, e monitorar quais dispositivos já atualizaram. Para se ter uma ideia, temos alguns clientes empresas que atualizam aplicativos de missão crítica, como vendas e regras de negócios, a cada semana.
Além disso, houve uma mudança no perfil de projetos que conseguimos emplacar nos clientes: se, em um passado não muito distante, caminhávamos para os de inovação, que tivessem como objetivo a experiência do usuário e novos modelos de negócios, hoje o mercado demanda iniciativas que contribuam para redução de custos com aumento de performance e eficiência da equipe. Essa combinação de exigências do cliente, atendida por políticas de MDM adequadas, é essencial para ajudar as empresas a serem mais competitivas nesse momento tão delicado. Se o retorno sobre o investimento for comprovado de forma consistente, não há muito espaço para dúvida, e o projeto ganha prioridade.
Esperamos a retomada mais ativa e dinâmica do mercado a partir do ano que vem. Contudo, como é difícil imaginar qualquer coisa, preferimos ficar atentos ao presente, de olhos bem abertos, porque, existem, sim, oportunidades na crise. Elas são apenas diferentes.
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