O Mobile Application Management gerencia totalmente aplicativos utilizados no ambiente de trabalho, sejam eles internos ou externos
Um dos módulos que compõem uma solução completa de EMM (Enterprise Mobility Management, ou gestão da mobilidade corporativa) é o MAM (Mobile Application Management, ou gestão de aplicativo móvel).
O MAM gerencia totalmente aplicativos, desenvolvidos internamente ou disponíveis no mercado, nos dispositivos móveis fornecidos pela empresa ou trazidos pelo usuário e utilizados no ambiente de trabalho por meio de políticas de Bring Your Own Device (Byod).
Uma solução MAM fim a fim deve:
- Entregar e atualizar o app
- Monitorar o uso do aplicativo
- Apagar, remotamente, os dados dos aplicativos gerenciados
- Garantir autenticação de usuário
- Fornecer autorização para os usuários
- Enviar reports de desempenho
- Garantir a segurança da aplicação
Uma área que geralmente utiliza aplicações móveis para melhorar as atividades operacionais é a de vendas. Segundo análise divulgada recentemente pelo Gartner, ainda é preciso customizar essas soluções para que a equipe comercial consiga efetuar todas as tarefas móveis de forma satisfatória.
“Uma melhor prática seria prover a pessoa de vendas com uma aplicação que permitisse a atualização da oportunidade ou fazer qualquer atividade de follow up no período que os vendedores levam para sair das reuniões e voltar para o carro. Isso somente pode ser feito se as aplicações móveis forem amigáveis ao trabalho que precisa ser realizado”, alerta a consultoria.
Saiba mais:
Caixa de e-mails em risco: entenda o que é o Mobile E-mail Management
Bate-papo com CIO: se bem aproveitada, mobilidade é fonte de receita
Curiosidade: MDM ajuda pouco se smartphone for inadequado
Imagem: Freeimages.com