Com o reconhecimento de que mobilidade é o futuro dos negócios, a MDM Solutions implementou em 2014 uma solução da AirWatch by VMware para gerenciar quase 10 mil smartphones e tablets da Via Varejo, empresa que administra as marcas Pontofrio e Casas Bahia. Os projetos passam pela gestão de dispositivos móveis de executivos, da área comercial, do setor de logística e, mais recentemente, de lojas interativas, onde tablets apoiam a força de venda no atendimento a clientes.
“O projeto na Via Varejo foi duplamente interessante: pelo alto número de dispositivos geridos e pela diversidade de políticas implantadas, totalmente ajustadas às regras de negócio de cada área beneficiada pela mobilidade”, avalia Marco Boemeke, sócio-fundador e CEO da MDM Solutions. A definição e controle dessas diferentes abordagens demandou forte interação entre o cliente e a integradora. “Antes de pensarmos em fornecer um tablet ou smartphone para alguma área, é importante rever processos e desafiar paradigmas, promovendo uma forte cultura de mudança. Tudo isso, aliado ao desafio tecnológico da transformação, pois é necessário repensar as aplicações de TI, arquitetura e infraestrutura”, adiciona Julio Baião, CIO da Via Varejo. “A MDM Solutions entendeu, desde o início, o tamanho do nossos desafio e nos suportou nesse processo. Estamos bastante satisfeitos com a negociação e a execução do projeto, feito em menos de quatro meses, desde o planejamento até o rollout”, comenta Baião.
Segundo Baião, a área de Tecnologia da Informação do grupo investe fortemente em inovação, com o objetivo de levar mais produtividade aos seus processos de negócios. A empresa encontrou, em mobilidade, uma saída ágil e intuitiva para atingir esse objetivo, com o benefício extra da segurança garantida pelos softwares de gestão. Na avaliação do executivo, os principais diferenciais da ferramenta da AirWatch by VMWare são o controle do inventário dos equipamentos, distribuição de software/aplicações e controle das políticas de segurança dos dispositivos.
Projeto piloto
Hoje, 22 unidades do grupo estão inseridas no projeto ainda piloto de loja interativa, que equipa vendedores com dispositivos móveis. A ideia é expandir a proposta, implantada em outubro de 2014, para as demais unidades. “Os resultados preliminares são animadores, pois mostram que conseguimos atendimento melhor e mais rápido, gerando uma satisfação maior até mesmo
para os vendedores”, comemora Baião.