O mercado evoluiu. O ano foi gratificante e gerou muitas perspectivas positivas para 2015
por Marco Boemeke
Impossível dizer que 2014, o terceiro ano de vida da MDM Solutions, foi exatamente como se esperava. O impacto que Copa do Mundo, Eleições e desaquecimento da economia teve no fechamento dos negócios foi além do que se planejava. Apesar disso, considero os últimos 12 meses muito positivos para o mercado de mobilidade no Brasil. O conceito, claramente, consolidou-se entre potenciais clientes.
Não faz muito tempo que em reuniões com prospects, o foco era explicar o que era e como funcionavam soluções de gestão de dispositivo móvel. No argumento era exposta a importância das ferramentas, especialmente, no que diz respeito a segurança e integridade das informações.
Hoje, mobilidade, MDM, gestão de dispositivos móveis e Bring Your Own Device (Byod) são conceitos já compreendidos. Ninguém questiona sobre a necessidade de proteger aparelhos ou otimizar operações com ajuda de tablets ou smartphones. A discussão parte para a prática, sobre como criar projetos e, realmente, elevar a mobilidade ao patamar de uma ferramenta de negócio, produtividade e segurança.
O mercado amadureceu. O ano foi gratificante e gerou muitas perspectivas positivas para 2015, uma vez que vimos o postergamento de projetos, não seu descarte. As empresas estão maduras para tomar decisões consistentes. Aguardemos, então, 2015, que será de muitos desafios e de oportunidades em igual proporção (mas isso é assunto para outro artigo).