Como não são todas as customizações do sistema operacional que se encaixam bem na gestão de dispositivos móveis, app é usado como conector com o universo corporativo
por Institucional MDM Solutions
Nem todas as versões do Android são adequadas a políticas de Mobile Device Management (MDM, ou gestão de dispositivos móveis). Em seu formato original, o sistema operacional do Google não tem todas as APIs necessárias para garantir algumas customizações importantes em projetos do tipo. Restam, então, duas alternativas: comprar aparelhos de fabricantes que façam customizações, para encontrar uma plataforma mais amigável ao uso corporativo; ou, ao adquirir um aparelho que não tenha essa adaptação, utilizar aplicativos terceiros que façam uma ponte com soluções de MDM.
Um desses aplicativos terceiros é o Nitrodesk, da TouchDown, um client Exchange ActiveSync (EAS) criado logo depois do lançamento do Android, entre setembro e outro de 2008. Em sua primeira versão, o Android não tinha sequer um client de Exchange ActiveSync ou qualquer outro tipo de funcionalidade que permitisse uma gestão corporativa. Basicamente, um aplicativo como o Nitrodesk era a única forma de fazer uma gestão móvel, antes da chegada das ferramentas de MDM.
Atualmente, o aplicativo suporta:
- Políticas comuns de Exchange ActiveSync
- Criptografia AES-256
- S/MIME
- Microsoft Information Rights Management
- APIs que podem ser endereçadas diretamente por apps client de MDM que estejam no mesmo dispositivo
- Políticas de Data Loss Prevention, impedindo que usuários copiem informações do TouchDown para o ambiente pessoal do dispositivo
O TouchDown tem ainda uma versão para iOS, Windows (nas versões 8 e RT), BlackBerry, Kindle Fire e Nook.
“Existem outros aplicativos que também fazem essa função, como o AirWatch Inbox e o Lotus Notes. Mas o Nitrodesk TouchDown é um dos mais populares no mercado”, explica Vinícius Boemeke, diretor de marketing da MDM Solutions. O app é baixado diretamente na Google Play ou em outras lojas de aplicativos e há versões mais simples, sem gestão integração com a solução de MDM, que podem ser instaladas gratuitamente.
Saiba mais:
Até 2017, 25% das empresas terão lojas corporativas de apps. Você sabe o que é isso?