Conheça a estratégia mobile da principal engarrafadora da Coca-Cola nos EUA

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On setembro 30, 2013, Posted by , In Geral, With No Comments

Publicada em 14 de agosto de 2013 (informationweek.com.br)

Para CIO da companhia, entender as necessidades dos clientes internos é o primeiro passo. ‘Temos que conhecer os negócios se queremos impactar nos negócios’, afirma

Nosso romance com os dispositivos mobile já perdeu um pouco o encanto. Já faz algum tempo que vivemos aquele período mais intenso, ao nos apaixonarmos pelo iPhone e romper nossa lealdade ao BlackBerry.

Dispositivos iPhone e Android são agora itens corporativos, enquanto as políticas de BYOD estão no centro das discussões. Os tablets já não são mais joias raras e a discussão mudou de “não consigo viver sem meu iPhone 3” para “quando vamos incluir um app mobile para a atualização do pipeline de vendas?”.

Mas de certa forma, quanto maior a abordagem corporativa em torno da mobilidade, mais difícil se torna a vida do CIO e dos times de TI. A mobilidade hoje é uma realidade, a demanda é crescente e tudo se tornou possível, certo?

O CIO Onyeka Nchege vive no meio do “furacão” da demanda por ferramentas mobile como na a Coca-Cola Bottling Co. (CCBCC), a maior prestadora de serviço da Coca-Cola nos Estados Unidos. Em uma conversa recente, Nchege falou à InformationWeek EUA sobre a estratégia mobile da empresas, incluindo o empenho de seu time em buscar novas ideias e como a companhia veta ou prioriza essas sugestões. Confira os principais pontos do bate-papo.

Avaliando necessidades

A cada seis meses, os líderes de TI da CCBCC passam um dia em um caminhão com um motorista e outro dia acompanhando um gerente de contas em seus encontros externos com clientes, como restaurantes e gerentes.

“Nós temos que conhecer os negócios se queremos impactar nos negócios”, afirma Nchege. Não estamos falando de uma sala de conferência para motoristas e representantes, e sim nos termos e no modo com os quais eles estão acostumados”, acrescenta.

Em 2009, foi um desses encontros que permitiu que a companhia entregasse iPads aos representantes comerciais carregados com seus materiais de vendas. O CIO observou um representante enfrentando o clássico desafio de um funcionário de vendas de conseguir um tempo na agenda de seus clientes ocupado. “Nós aprendemos que a palavra número um é marca, e enquanto folheávamos nossa pasta a pessoa do outro lado raramente estava nos ouvindo”, ele lembra.

Após a iniciativa da companhia de disponibilizar todas as informações que estavam em papéis para os iPads, as vendas naquele canal cresceram 4%. Isso se deu principalmente ao fato do iPad ainda ser uma novidade naquela época, e os clientes estavam curiosos para testar o dispositivo. Mesmo assim, o tablet continuou sendo uma ferramenta essencial para os representantes comerciais. No momento, o CIO está estudando a possibilidade dos representantes conseguirem executar todos seus trabalhos nos dispositivos, sem precisar de um laptop.

Criar uma saída para conter expectativas

Nchege, como todo CIO, está sempre escutando frases como “Eu vi no avião que fulano estava com um tablet, por que eu ainda não?”.

Então há quase cinco anos, a companhia criou o E-Mag (Enterprise Mobility Advisory Group), cuja missão é observar quais novos dispositivos e aplicativos fazem sentido para a empresa. O grupo contém gerentes de áreas como infraestrutura, aplicação, usuário final e produtividade pessoal, bem como alguns parceiros de negócios. É a governança da CCBCC para lidar com a consumerização da TI.

Por exemplo, a empresa recebe muitas dúvidas sobre o programa buy-your-o-device, projeto piloto da E-Mag que está sendo testado e permite aos funcionários irem até uma grande loja e adquirir um device que gostrariam de ter e gerenciar. A lição aprendida: “Seu pessoal não quer isso”, ressalta Nchege, acrescentando que a maioria prefere ter a TI corporativa conduzindo a compra e o suporte desse aparelho.

Deixe os outros saberem que a TI está acompanhando as mudanças

Quando a Apple lançou novas versões LTE de seus iPadas, o time de TI da CCBCC publicou um pequeno anúncio aos funcionários justificando por que a empresa não estava atualizando as contas dos representantes para aqueles dispositivos. “Você não é a InformationWeek, então deve reportar os defeitos e as virtudes de cada lançamento. Mas algumas tecnologias novas ganham tanto espaço na mídia que é melhor a TI fazer um ataque preventivo, que permitirá definir sua estratégia sobre elas.”

O CIO considera essas atualizações ocasionais como um lembrete às companhias de que as organizações de TI estão tentando se manter na mesma velocidade das novas tecnologias, de modo que o representante de vendas não precisa perder tempo procurando outras opções. “Nós não queremos nosso time de venda gastando metade do dia pesquisando novos tablets”, diz.

Saiba que você não pode controlar tudo

Esse é um dos grandes motivos para frustração e insatisfação em relação à estratégia corporativa de mobilidade na opinião de Nchege. A performance da rede wireless está fora do controle de seu controle. O treinamento de funcionários também. Os fornecedores atualizam seus devices mais do que as organizações de TI gostariam. “Eu gostaria de ter controle de tudo isso, e aí quando a experiência mobile não estiver boa todos saberiam que foi por minha culpa”, o CIO brinca.

Não jogue fora os investimentos passados

Como a CCBCC prioriza o foco na funcionalidade dos tablets, está sempre procurando otimizar o que já possui antes de construir um novo aplicativo móvel. Assim, ao se explorar as possibilidades de substituição de alguns laptops por tablets, a companhia está buscando melhorar os aplicativos que já possui para laptops. Por exemplo, ela investiu pesado na compra de software desenvolvido em C# para laptops, e agora está estudando se consegue rodar algumas partes desse software em tablet. A empresa contratou um fornecedor para ajudá-la com o desenvolvimento desse tipo de legado mobile a fim de impulsionar o investimento significante que já foi feito.

 

Acesse o link original em:

http://informationweek.itweb.com.br/15171/conheca-a-estrategia-mobile-da-principal-engarrafadora-da-coca-cola-nos-eua/

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