Publicada em 08 de julho de 2013 (itweb.com.br)
A baixa performance da rede é principal barreira para adoção de dispositivos móveis tanto no ambiente corporativo, quanto no mercado consumidor. Ela foi apontada por 46% dos usuários finais como o principal problema com qual têm que lidar em tablets e smartphones, e por 39% dos profissionais de TI.
Além disso, o compliance com o ambiente de TI e o aparelho móvel também se mostra como empecilho. 67% dos profissionais da área e 65% dos usuários finais consideram esse um processo complicado, segundo estudo da Cisco realizado com 1.300 pessoas em 13 países, incluindo o Brasil.
Falhas de escala e performance pode impedir que os usuários estejam completamente engajados com o dispositivo móvel no ambiente corporativo. Entretanto, apenas alguns profissionais de TI reconhecem esse gargalo.
O nível de confiança em smartphones e tablets ainda é bem abaixo dos índices alcançados por notebooks, ainda que com conexão sem fio. Enquanto os laptops têm a confiança de 82% da equipe de TI e de 64% dos usuários finais, a taxa dos smartphones é de 65% e 51%, respectivamente, enquanto a dos tablets é ainda menor, 50% e 25%.
Cenário
O descompasso entre os usuários e as equipes de TI é evidente e o estudo mostrou que a TI não consegue enxergar a mobilidade na mesma perspectiva que os usuários em geral. 54% dos usuários ficam 75% ou mais tempo usando seus smartphones e tablets para atividades pessoais. Os respondentes são 19% a mais que a equipe de TI imaginou que se encaixasse nessa categoria. Apenas 11% dos usuários acessam apenas aplicações de negócio no ambiente corporativo durante todo o tempo em que estão conectados na rede da empresa.
Além disso, 37% dos usuários finais acreditam que os dispositivos móveis são menos efetivos que o laptop para as atividades de negócio, contra 23% dos profissionais de TI. Já entre os que acreditam que a mobilidade é mais efetiva, a proporção se inverte – 25% dos profissionais de TI e apenas 15% dos usuários corporativos.
Acesso o link original em:
http://itweb.com.br/107889/desempenho-da-rede-e-principal-barreira-para-adocao-mobile-diz-estudo/