As 6 novidades mais importantes do Android 6 para o mundo corporativo

Home »  Geral »  As 6 novidades mais importantes do Android 6 para o mundo corporativo

O Marshmallow transforma alguns dos recursos hoje criados a partir de customizações  específicas de alguns fabricantes em funcionalidades nativas

por Vinícius Boemeke

Depois da lista 9 ótimas funcionalidades corporativas do iOS 9, calhou de eu identificar seis novidades importantes do Android 6.0, o Marshmallow, e preparar uma nova lista com um título ligeiramente óbvio. Já peço desculpas adiantado mas, de fato, foi uma dupla coincidência…

O lançamento das versões dos sistemas operacionais das duas principais fabricantes de mobilidade – Apple e Google – mostra um claro movimento de facilitar a vida do usuário corporativo por meio de mais integrações e APIs.

Em sua versão pura, o Android tem pouquíssimos recursos voltados a empresas e cabem às customizações das fabricantes a introdução de recursos de gerenciamento. O Marshmallow transforma alguns desses recursos, antes customizados pelos fabricantes, em funcionalidades nativas.

  1. Screen pinning: impede que o usuário saia da aplicação corporativa durante o período estabelecido. A novidade permite, inclusive, o bloqueio da barra de notificações, para evitar distrações. Essa funcionalidade é muito boa, por exemplo, para uso em sala de aula, no caso de provas.

  2. Instalação silenciosa: apenas a customização de alguns fabricantes permitia que apps fossem instalados ou desinstalados silenciosamente, sem intervenção do usuário, mas, agora, a funcionalidade está disponivel em todos os aparelhos que utilizem a versão Marshmallow do Android. Essa novidade é positiva porque, em um universo com dezenas, centenas ou milhares de aparelhos, como em casos de equipes de campo ou totens de venda, é impossível esperar que o usuário autorize a atualização de um aplicativo, por exemplo.

  3. HeavyUsers: o Marshmallow permite rastrear informações de uso e o consumo de dados por aplicativos. Com esse recurso, será possível requisitar estatísticas para identificar o plano de dados mais adequado para cada função e o tempo que os colaboradores usam cada aplicativo.

  4. Chega de SafeBoot: pela nova versão do Android, será possível desabilitar o SafeBoot, recurso que, por muitas vezes, o usuário utiliza para navegar em funções não permitidas ou bloqueadas. Esse é mais um aliado no controle do consumo de dados.

  5. Controle aprimorado: o Android 6.0 permite ligar ou desligar certos recursos e funcionalidades do dispositivo, como a barra de status.

  6. Liberação automática: agora, há a autoaceitação de atualizações de sistemas e, até mesmo, prorrogamento ou agendamento do processo, para impedir que um toten em um quiosque, por exemplo, entre em processo de atualização no meio do dia. Antes, era possível bloquear atualizações over the air, mas era impossível programar um horário para a ação.

E você, o que achou da nova versão do Android? Atendeu a todos os anseios que tinha para o universo corporativo?

Saiba mais:

9 ótimas funcionalidades corporativas do iOS 9

Identity management: Windows 10 em smartphones marca nova era do MDM

WhatsApp não pode ser monitorado por MDM. E isso é bom e ruim

Diretoria não deve estar acima do MDM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *