[MDM Explica] Gestão de dispositivos móveis traz economia com plano de dados

Home »  Geral »  [MDM Explica] Gestão de dispositivos móveis traz economia com plano de dados

Videotutorial explica como soluções de MDM podem bloquear determinadas aplicações, diminuindo gasto com plano de dados

Ferramentas de Mobile Device Management (‪‎MDM‬, ou gestão de dispositivos móveis) possibilitam o bloqueio de aplicações que não tenham ligação direta com o trabalho, o que permite a contratação de planos de dados mais econômicos.

Vinícius Boemeke, diretor de marketing e tecnologia da MDM Solutions, comenta neste vídeotutorial a dificuldade que projetos de larga escala de mobilidade apresentam no controle de gastos. Veja:

https://youtu.be/hN5xHDXaiAI

Ele comenta um caso: o cliente começou um projeto de forma não gerenciada e forneceu um plano ilimitado aos colaboradores. Devido ao uso excessivo de dados, a iniciativa ficou com custo alto demais. A empresa implementou então uma solução de MDM que bloqueou aplicativos como Facebook e Youtube nos dispositivos, liberando apenas acesso a programas corporativos. Com isso, a companhia conseguiu reduzir o consumo para 40 megabytes por mês e pagou, já no mês seguinte, todo o investimento feito na adoção da ferramenta.

MDM pode gerar economia além do previsto

Projetos de mobilidade podem gerar outros ganhos e economias. Em uma implantação de MDM, por exemplo, descobriu-se que um colaborador usava o aparelho como roteador para todos os eletrônicos de sua casa, valendo-se do plano de dados pago pela empresa para que seu filho usasse o videogame e sua esposa o computador.

Com esta descoberta, foi possível identificar e mapear a real necessidade de consumo de dados não só deste funcionário em questão, mas de toda a equipe. O antigo plano de dados ilimitado se tornou desnecessário e a empresa contratou um mais barato e de menor capacidade. O retorno sobre o investimento (ROI) veio, como consequência da redução de custos com plano de dados, poucos meses após o início do projeto. Leia mais sobre esse episódio: MDM gera redução de custos além do previsto com plano de dados.

Veja os outros vídeos da série MDM Explica:

[MDM Explica] 3 passos para escolher o Android para o projeto de mobilidade corporativa

[MDM Explica] Time Scheduling e GeoFencing bloqueiam funções em projetos de mobilidade corporativa

Saiba mais:

Identity management: Windows 10 em smartphones marca nova era do MDM

WhatsApp não pode ser monitorado por MDM. E isso é bom e ruim

Diretoria não deve estar acima do MDM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *