Quase 70% das empresas no Brasil que possuem iniciativas de BYOD/Mobilidade planejam ampliar seus investimentos, aponta pesquisa

Home »  BYOD - Consumerização »  Quase 70% das empresas no Brasil que possuem iniciativas de BYOD/Mobilidade planejam ampliar seus investimentos, aponta pesquisa

Pesquisa sobre o tema aponta adoção, gestão e desafios na visão dos líderes de TI quanto a mobilidade

  • Mais de 50% dos usuários atuais de BYOD são parte da alta direção;
  • 40% das empresas se consideram em um estágio maduro e estruturado de adoção de estratégias de mobilidade;
  • Com a adoção, mais de 67% dos entrevistados afirmam esperar ganho de produtividade em tarefas operacionais;
  • A principal preocupação dos líderes de TI ainda é quanto à segurança das informações;
  • Quase 70% daqueles que já possuem iniciativas do tipo planejam ampliar seus investimentos na área nos próximos 12 meses.

Uma pesquisa realizada pela MDM Solutions, em parceria com a Integrare 360º – Marketing de Conteúdo, explora como mobilidade e o movimento de Bring Your Own Device (BYOD)* estão efetivamente inseridos nas companhias. O estudo “BYOD no Brasil: adoção, gestão e desafios na visão dos líderes de TI”, entrevistou 73 empresas, mais de 34% delas com faturamento acima de R$ 1 bilhão (o conteúdo está disponível no fim desse post).

A principal parcela dos entrevistados diz destinar até 3% do seu faturamento para investimentos e manutenção em TI, representando mais de metade das respostas. Buscando compreender a discussão sobre o posicionamento da área de TI nas empresas, se constatou que a maior proporção, quase 55%, responde diretamente para o CEO e presidência das empresas, o que permite a interpretação de que os departamentos de tecnologia da informação de fato têm influência nas definições estratégicas das companhias.

As estratégias associadas à mobilidade corporativa

Antes de mais nada é preciso entender quem são os principais públicos das empresas a utilizarem o BYOD/Mobilidade. A pesquisa apontou que a maioria do uso pelo público interno é feita por parte da alta direção, com mais de 50% das respostas, 45% por funcionários em geral e outros 44% pela área comercial, que com dispositivos móveis conseguem levar informações completas, de maneira rápida e eficiente aos potenciais clientes. O que mais costuma ser acessado é a rede corporativa (62%) e aplicativos web específicos, desenvolvidos internamente (39,34%).

Considerando que projetos de mobilidade são compostos por dispositivos móveis inteligentes (smartphones/tablets) e soluções que atendam às demandas de negócio da corporação, os respondentes da pesquisa passaram a adotar estratégias móveis antes de 2007 e, hoje, grande parte, 40%, considera estar em um estágio maduro e estruturado de adoção. Mas um dado chama a atenção: quase 30% dos entrevistados dizem não ter uma política formal de Byod e, mesmo assim, permitem que todos os funcionários utilizem seus próprios equipamentos na rotina de trabalho.

“Esse é um dado que preocupa. Permitir o uso indiscriminado de equipamentos pessoais na rede corporativa pode representar uma vulnerabilidade e que expõe a integridade da segurança como um todo, o que invariavelmente resulta em perdas e não ganhos”, afirma o CEO e sócio-fundador da MDM Solutions, Marco Boemeke.

Sobre a solução que já é, ou que deve ser usada para a gestão dos dispositivos móveis, 42,62% apostam no MDM com gerenciamento de todos os dispositivos móveis da empresa, de forma centralizada e integrada. O MEM (Mobile E-mail Management) segue com 18,03% e MAM (Mobile Application Management) com 14,75%.

As expectativas, resultados e desafios na adoção

Não é segredo que a estratégia de adoção de BYOD e/ou mobilidade vai além da necessidade latente e da comodidade dos funcionários. Ao abordar quais seriam os principais ganhos auferidos e os esperados pelas empresas com a estratégia, com possibilidade de tripla escolha, mais de 67% dos entrevistados afirmaram que esperam ganho de produtividade em tarefas operacionais, 57% preveem melhor atendimento ao cliente, e pouco mais de 50% apostam no ganho de produtividade em tarefas de gestão.

Como esperado, a principal preocupação dos líderes de TI é quanto à segurança das informações, totalizando 60% respostas. Em segundo lugar, o item que mais gera dor de cabeça é a identificação do modelo de BYOD mais adequado para atender à demanda de negócio, com 54 %.

Entre as incertezas, previsões otimistas

Apesar das muitas incertezas e desafios que os líderes de TI claramente enfrentam, as perspectivas se mostram positivas para a mobilidade e políticas de BYOD. Quase 70% daqueles que já possuem iniciativas do tipo planejam ampliar seus investimentos na área nos próximos 12 meses, 57% destas organizações planejam aumento de 10% em seus investimentos.

Os dados completos da pesquisa foram divulgados em um evento no dia 16 de abril em São Paulo, que contou, ainda, com apresentação de cases de mobilidade/BYOD do Grupo Via Varejo, por Julio Baião (CIO); e da Cetip, por Márcio Roberto Silva (gerente executivo de TI). Saiba mais em: https://www.mdmsolutions.com.br/2015/04/evento-traz-pesquisa-inedita-sobre-uso-de-byod-no-brasil-voce-e-nosso-convidado/

Para saber mais detalhes com os executivos da MDM Solutions, entre em contato com: liliandiniz@aboutc.com.br

 

[downloadcartilha file=”https://www.dropbox.com/s/tb53sbiayp653xy/Cartilha_BYOD.pdf?dl=1″ title=”Cartilha_BYOD.pdf”]

*PARA ENTENDER:

Projetos de mobilidade envolvem dispositivos fornecidos pelas próprias companhias. Os de Byod são aqueles onde o usuário utiliza seu próprio equipamento ou, ainda, arca com parte do valor de um modelo subsidiado pela empresa

Sobre a MDM Solutions

A MDM Solutions é especializada em soluções de gerenciamento da mobilidade corporativa. Possui profissionais com grande experiência em TI e telefonia móvel, capacitados para ajudar os clientes a implementarem a melhor solução para seus projetos. Seu objetivo é viabilizar a melhor experiência na implantação de projetos envolvendo dispositivos móveis (Smartphones, Tablets e dispositivos especiais), proporcionando maior segurança, disponibilidade, controle e produtividade das aplicações de mobilidade corporativa.

Saiba mais em: https://www.mdmsolutions.com.br/

Sobre a Integrare 360º

Criada por três profissionais especializadas em mídias de negócios, a Integrare 360° utiliza habilidades de jornalismo e técnicas de marketing de conteúdo para desenvolver a parte criativa das empresas, promovendo relações de confiança e geração de negócios.

Com uma oferta completa para seus clientes, atua em quatro vertentes: criação e gestão de conteúdo para eventos, gerando relevância ao encontro; produção de conteúdo institucional diferenciado, com técnicas de storytelling; elaboração de pesquisas e dossiês de mercado, o que inclui estudos com a base de clientes para identificação de hábitos de compra e consumo; e desenvolvimento de imagem pessoal para executivos e líderes, por meio de textos e vídeos ricos em elementos criativos e literários. Descubra: http://www.integrare360.com.br/

*Caráter do estudo

A pesquisa, que não tem a pretensão de possuir caráter científico e contou com um universo de mil empresas, resultando em um extrato de 73 questionários válidos. Metade dos respondentes veio dos segmentos de tecnologia e telecomunicações, e a outra metade de empresas de diferentes setores, como educação, financeiro, metalurgia e siderurgia, saúde e farmacêutico.

O formulário online ficou em campo de 23 de novembro de 2014 a 13 de março de 2015.

Base convidada: 1 mil empresas

Respostas totais: 84

Respostas válidas:  73

*Sem caráter científico (margem de erro acima de 10%)

Saiba mais:

Byod: 27% dos CIOs fornecem dispositivos a funcionários

Byod: segurança dos ativos da empresa é preocupação de 46% dos CIOs

Mobilidade vai impulsionar equipe de vendas em 2015, diz Gartner

Imagem: Freeimages.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *