Com ajuda da MDM Solutions, Colégio Palmares leva iPads para sala de aula

Home »  BYOD - Consumerização »  Com ajuda da MDM Solutions, Colégio Palmares leva iPads para sala de aula

Principais desafios eram garantir segurança da informação, envio de materiais didáticos em nuvem e impedir que atividades de entretenimento, como jogos e navegação na internet, fossem feitas durante a aula

por MDM Solutions

Ações de mobilidade trazem como principais desafios a segurança da informação e a garantia de que a produtividade será elevada, e não reduzida. No Colégio Palmares, onde jovens entre 14 e 17 anos seriam os beneficiados pela tecnologia, essas questões precisavam ser tratadas com ainda mais atenção do que em um ambiente corporativo.

A saída encontrada foi apostar em uma solução de Mobile Device Management (MDM, ou gestão de dispositivos móveis) e Mobile Content Management (MCM), ofertada pela integradora MDM Solutions.

A proposta era substituir livros e outros materiais didáticos de 200 alunos por iPads. Conteúdos das aulas, tarefas e outros documentos de apoio seriam transmitidos pela própria escola ao aparelho dos estudantes, sem que os jovens tivessem de intervir em nenhum momento. O dispositivo precisaria ser comprado pelo aluno e, durante as aulas, acessos a jogos, funcionamento de câmera e outros recursos de navegação na internet deveriam ser bloqueados, para evitar distrações.

“A principal dificuldade era controlar e monitorar esses iPads, que eram de propriedade privada, e fazer a transmissão, pela nuvem, de todos os arquivos usados em aula”, conta Helio Marcos Toscano, responsável por TI e Tecnologia Educacional do Colégio Palmares. A MDM Solutions sugeriu a solução da AirWatch by VMware.

“O colégio precisava de uma ferramenta que fosse, ao mesmo tempo, flexível e poderosa. Poderosa porque não poderia haver brechas no período letivo – afinal, estamos falando de segurança no ambiente escolar. E flexível porque os parâmetros deveriam mudar não somente de acordo com a série que o aluno cursa, mas, também, se ele está, ou não, em horário de aula. Como o equipamento é pessoal, algumas restrições são retiradas em uso pessoal”, explicou Marco Boemeke, CEO da MDM Solutions.

Além do gerenciamento dos dispositivos, é a MDM que faz todo o compartilhamento de conteúdo e disparo de materiais de forma remota. O projeto recebeu cerca de US$ 100 mil em investimentos, sendo a maior parte para criação de redes, cabeamento e firewall para garantir conectividade no ambiente escolar, que, além dos iPads, suporta projetores HDMI com Apple TV, roteadores e outros equipamentos.

“A solução de MDM, em si, é bem acessível”, comenta Toscano, detalhando que o pagamento é feito como serviço, mensalmente. Um ganho evidente foi a redução em 20% do consumo de papel. “As únicas coisas que continuam no papel são as provas e tarefas, como redação, porque os alunos precisam escrever”, adicionaToscano.

O resultado foi tão positivo que o próximo passo é investir em ferramentas de colaboração em nuvem do Google Apps for Education para toda a escola, que conta com 1.200 alunos da educação infantil até o ensino médio. “Com o passar do tempo e as repercussões positivas, vamos ampliando o ambiente tecnológico da escola”, finaliza Toscano.

Saiba mais:
Estratégias em mobilidade têm forte tendência de crescimento no Brasil, diz AirWatch by VMWare

Brasil investirá mais em mobilidade do que a média mundial

MAM, o apoio para aplicações móveis do Enterprise Mobility Management
Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *