MDM X EMM: a diferença entre gestão de dispositivo e da mobilidade corporativa

Home »  BYOD - Consumerização »  MDM X EMM: a diferença entre gestão de dispositivo e da mobilidade corporativa

Mais abrangente, Enterprise Mobility Management agrega aplicações e conteúdos, além do próprio dispositivo

por MDM Solutions

No Brasil, Mobile Device Management (MDM, ou gestão de dispositivo móvel) acabou virando sinônimo para todo tipo de administração da mobilidade dentro da companhia. Contudo, há algumas diferenças conceituais importantes quando comparamos esse tipo de solução com a de Enterprise Mobility Management (EMM, gestão da mobilidade corporativa), mais robusta abrangente.

Basicamente, MDM representa o gerenciamento de todos os dispositivos móveis da empresa, de forma integrada e centralizada. As soluções devem incluir funcionalidades como provisionamento remoto (Over the Air), segurança das informações e sistemas, gerenciamento de dispositivos em grupos ou individualmente, administração de aparelhos pessoais no ambiente corporativo, bloqueio e wipe (limpeza) de dispositivos, gestão de aplicativos instalados, controle de inventário, geolocalização e aplicação de políticas de uso.

Já o EMM é uma evolução do conceito anterior. Adicionalmente, abrange uma camada de gerenciamento para aplicações, e-mail e conteúdo, centralizando políticas e configuração de ferramentas de gestão. Suítes EMM são usadas, normalmente, para entregar suporte de TI para usuários móveis, mantendo políticas de segurança.

Essas são questões semânticas, mas o cliente deve ficar atento, mesmo, à qualidade e abrangência de serviço e atendimento do fornecedor – seja qual for o nome que a solução levar.

Saiba mais:

Nitrodesk TouchDown: aplicativo que é força do MDM para algumas versões do Android

América Latina: Byod deve triplicar e atingir US$ 14,52 bilhões em 2019

Salvo pelo MDM

Imagem: Freeimages.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *