Samsung Knox 2.0: solução de segurança da Samsung para Android ganha funcionalidades

Home »  Geral »  Samsung Knox 2.0: solução de segurança da Samsung para Android ganha funcionalidades

 

KNOX_2

Em 2012, o mercado de mobilidade vivia um cenário contraditório: enquanto 75% dos smartphones vendidos ao redor do mundo eram equipados com o sistema operacional Android, menos de 10% dos dispositivos usados em ambiente corporativo tinham o sistema do Google pré-instalado. O principal motivador desta discrepância era o temor dos chefes de TI quanto à segurança da plataforma open source.

Para ganhar tração em sua ferrenha disputa com a Apple pela preferência do mercado corporativo, a Samsung, fabricante campeã nas vendas da plataforma, apresentou o Knox, solução de segurança para dispositivos da marca, em fevereiro de 2013. Diferentemente de um antivírus, ela fornece um compartimento separado, totalmente integrado ao Android, onde é possível gerenciar, manter e proteger todos os dados e funções corporativas. Dessa forma, dados referentes ao trabalho e também ao lazer podem conviver juntos com total privacidade e segurança.

A iniciativa parece ter dissipado os temores dos departamentos de TI. Segundo reportagem publicada no ZDNET, desde outubro do ano passado, a fabricante sul-coreana havia vendido mais de 25 milhões de dispositivos com suporte Knox ao redor do mundo, com um milhão de usuários com o contêiner ativado.

Como consequência deste sucesso, agora em 2014, foi a vez de lançar ao mercado a nova versão do sistema de segurança, o Knox 2.0, ou Knox Workspace. Além do novo nome, o sistema veio com funcionalidades adicionais:

  • Segurança da plataforma: atualização das funcionalidades, incluindo TrustZone-Protected Certificate Management, Knox Key Store, Real-Time Protection para System Integrity, TrustZone-Protected ODE, e autenticação biométrica por dois fatores.
  • Atenção: suporte a todos os aplicativos Android vindos da Google Play.
  • Split-Billing: permite separar e calcular as contas de aplicativos usados para fins pessoais daqueles adquiridos para objetivos corporativos.
  • Dois novos serviços baseados em nuvem: Knox EMM e o Knox Marketplace. O primeiro garante a gestão dos dispositivos móveis e o segundo é uma loja para compra de aplicativos corporativos em nuvem.
  • Knox Customization: permite a customização de soluções B2B com hardwares disponíveis no mercado.

As novas características chegam num momento de explosão do sistema operacional, com possibilidades gigantescas de crescimento: somente neste ano, mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo terão um smartphone Android em suas mãos, marca jamais atingida por qualquer outro sistema operacional. Atenção, porém para um dado alarmante: segundo pesquisa da F-Secure, mais de 99% dos malwares criados no início deste ano tinham como objetivo a plataforma do Google.

Saiba mais sobre o Knox

Dispositivos Compatíveis

 

Segurança de Aplicativo Reforçada

• Camada de aplicação

• Criptografia de dados no dispositivo

• VPN por aplicativo

Sistema Operacional Seguro

• Aumento de segurança para Android

• Monitoramento da integridade baseado em TrustZone

• Inicialização assegurada

Gerenciamento Superior

• Mais de 500 políticas de TI

• Mais de 1.000 MDM APIs

• Gerenciamento com base em diretório ativo

• Compatível com a infraestrutura MDM/VPN/EAS existente

 

FONTES:

http://www.gartner.com/newsroom/id/2665715

http://convergecom.com.br/tiinside/30/04/2014/relatorio-de-ameacas-moveis-aponta-android-como-principal-alvo-de-malwares-primeiro-trimestre/#.U5ESAfldWug

http://www.zdnet.com/samsung-launches-knox-2-0-security-software-on-galaxy-s5-worldwide-7000029175/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *