Trabalhadores móveis estão carregando menos dispositivos

Home »  BYOD - Consumerização »  Trabalhadores móveis estão carregando menos dispositivos

On maio 27, 2013, Posted by , In BYOD - Consumerização,Geral, With No Comments

Publicada em 01 de abril de 2013 às 08h00 (cio.com.br)

Graças ao BYOD, a quantidade de equipamentos que uma pessoa precisa levar para trabalhar fora do escritório diminuiu

Trabalhadores móveis carregaram menos dispositivos em 2012 do que o fizeram no ano anterior, graças ao BYOD, que proporcionou a substituição dos laptops por tablets e o uso de um único telefone celular, em vez de dois ou três, conclui a última edição do “Global Mobile Workforce Report”, da iPass. Em 2012, os trabalhadores móveis usaram uma média de 2,96 dispositivos, contra 3,47 em 2011.

Há uma diversidade crescente nos tipos de dispositivos que os trabalhadores móveis estão escolhendo para usar. Tanto, que dispositivo de escolha preferencial mudou. Em 2012 os laptops foram os dispositivos preferidos para os trabalhadores móveis. Agora o dispositivo de escolha é o iPhone (gráfico abaixo).

1

Em 2012, 31% dos trabalhadores móveis apontou o iPhone como o dispositivo móvel mais desejado. Este ano, esse número subiu para 37%.

De um modo geral, os smartphones ganharam mais apoio como dispositivo preferido pelo trabalhador móvel. Mais trabalhadores também votaram em smartphones Android e Windows como dispositivo preferido. A exceção foram os smartphones BlackBerry.

Apenas 12% dos trabalhadores móveis apontaram laptops e notebooks como seu dispositivo móvel preferido. Mesmo MacBooks, que são tipicamente vistos como desejáveis, perderam terreno na comparação ano- sobre-ano.

Como as empresas estão deixando que as pessoas usem os seus próprios telefones pessoais para acessar dados corporativos, menos trabalhadores estão sendo obrigados a carregar vários telefones, explicando a queda na quantidade de celulares em uso por pessoa. Já o uso do laptop pode estar em declínio pelo fato de de que mais pessoas estão decidindo usar o próprio tablet, ou o fornecido pela empresa, em vez do laptop.

Tablets e BYOD andam de mãos dadas

Apesar de os tabltes serem considerados dispositivos para entretenimento, cresce a quantidade de usuários que pretende usar os tablets para trabalhar. Apenas 26% dos trabalhadores consideram seus tablets dispositivos totalmente pessoais. A maioria (72%) acredita que seus dispositivos pessoais devem ser habilitados para fins de trabalho (gráfico abaixo).

 2

Ao permitir que os funcionários comprem tablets e os usem para o trabalho, as empresas estão aumentando as vendas tablet: 79% dos tablets já em uso pelos trabalhadores móveis são de propriedade pessoal. E as vendas tablets corporativos também estão em alta. A iPass descobriu que os gerentes de TI estão cada vez mais implantando tablets em toda a empresa. Ao longo de 2012, aumentou o uso entre os funcionários não executivos, especialmente no setor jurídico, RH/administração e finanças/contabilidade.

Após uma análise mais aprofundada de opções de dispositivo, o estudo também descobriu que há interesse em tablets além do iPad. Os tablets Android da Samsung e os com Windows 8 estão começando a ganhar força no mercado. Entre os trabalhadores ouvidos, 28% afirmaram que pretendem possuir um tablet Samsung nos próximos seis meses e 17%, um tablet Windows 8 (ver gráfico abaixo). Ainda assim, quase 15% disseram ter planos de comprar um iPad, e 18% um iPad Mini, confirmando a tendência de venda maior dos tablets com telas entre 7 e 8 polegadas, em vez dos com telas maiores, entre 9 e 10 polegadas.

3

Conectividade versus produtividade

A iPass ouviu mais de 1,6 mil trabalhadores móveis entre 17 de janeiro de 2013 e 8 de fevereiro de 2013, de diferentes segmentos econômicos em diversas regiões (42%e da América do Norte, 33% por cento da Europa, e de 12% da região Ásia-Pacífico) e de várias faixas etárias.

 4

O WiFi é a opção de conectividade para quase dois terços de todos os entrevistados. Porém, mais da metade de todos os entrevistados afirmou ter problemas para se conectar a redes WiFi em locais-chave, como aeroportos, aviões e hotéis. Já 42% alegaram que encargos excessivos e restrições nos planos mensais de comunicação de dados os forçam a limitar o uso, afetando negativamente a produtividade.

5

 

Acesse o link original em:

http://cio.uol.com.br/noticias/2013/04/01/trabalhadores-moveis-estao-carregando-menos-dispositivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *